Estudantes Solicitam linha CDU/Torrões/San Martin na UFRPE

Desejamos que seja posta a linha 424 CDU/Torrões/San Martin para atender a UFRPE , ou seja , expandir o itinerário da mesma para que alunos da UFRPE que moram em San Martin , Torrões , Mustardinha , Bongi e Abdias de Carvalho (localidades onde a linha atende) , e também outros estudantes  possam ser beneficiados por este serviço.

Com a linha 424 CDU/Torrões/San Martin indo até a UFRPE , alem de ser mais uma linha que beneficiará a universidade, os alunos deixariam de enfrentar 6 ônibus ao todo , 3 na viagem de ida e 3 na de volta , sem falar que na integração da Caxangá a linha Barro/Macaxeira/Várzea é superlotada nos horários de pico. Isso vem prejudicando bastante os alunos, e consequentemente contribuindo para um desgaste no desempenho acadêmico.  Acreditamos que é  injustiça criar uma linha para beneficiar apenas a UFPE e o CEFET, deixando os alunos da UFRPE (que é geograficamente próximos)  fora do benefício, assim,  obrigando-nos a pegar mais de 2 linhas  para chegar ao campus .
 
Nossa proposta é que a linha passe a se chamar Dois Irmãos/San Martin/CDU tendo mudanças no nome da linha, e conssequentimente a expansão do itinerário pra UFRPE.

Matéria Publicada no JC

Picture


Resposta da grande recife:

"Prezado(a) Sr(a). DCE UFRPE ,
Gostaríamos de iniciar a resposta à solicitação de mudanças para a linha 424, informando sobre alguns dados técnicos, que são os principais elementos que fundamentam as ações de planejamento e programação do Sistema de Transporte gerenciado por este Grande Recife. Assim, é importante registrar que a operação da linha 424 é realizada pelas Empresas Metropolitanas e CRT, e que estas empresas realizam 44 (quarenta e quatro) viagens, utilizando 04 (quatro) veículos, para a programação dos dias úteis. Analisando nossos bancos de dados, observamos que as duas Empresas transportam, no máximo, 1.512 passageiros por dia. Dividindo o número de passageiros pelo número de viagens (44), encontramos o resultado de 34 (trinta e quatro) passageiros transportados por viagem. Em uma análise mais detalhada, observamos que esta linha transporta, no máximo, 70 a 75 passageiros entre 06:00 e 07:00 horas da manhã e, à tarde, entre 17:00 e 18:00 horas, no máximo 65 passageiros. Fora dessas faixas horárias chega a transportar 13 pessoas. Ora, para que uma linha não seja, tecnicamente, considerada como deficitária, deve transportar, por viagem, entre 80 (oitenta) e 100 (cem) passageiros – viagem compreendida nos dois sentidos, ou seja, terminal - ponto de retorno – terminal. A proposta de estender o até a UFRPE é uma solicitação que vai aumentar ainda mais os custos, pois não está assegurado o crescimento de demanda que justifique a solicitação de prolongamento até a Rural. Para tal, seriam necessários 2.000 (dois mil) passageiros a mais por dia, além dos 1.512, ou seja, 3.557 usuários. Alinha 424 é uma linha que tem uma característica muito singular, ou seja, é uma linha onde o maior número de passageiros são estudantes universitários.

A grande maioria é, provavelmente, da UFPE e, mesmo assim, não formam um número significativo de usuários para justificar o serviço ofertado hoje.

Uma outra questão está ligada a um dos principais objetivos do surgimento da linha424: ela foi criada com a finalidade de interligar a UFPE e a FIR com o bairro de San Martins, e não para fazer parte do SEI. O Sistema Estrutural Integrado é um sistema que obedece a um rigoroso planejamento para o futuro do transporte publico de passageiros e a linha 424 não está e nem foi contemplada no planejamento para aquele terminal da Caxangá. Os passageiros residentes na Abdias de Carvalho e circunvizinhanças serão contemplados no SEI que será implantado no TIP.

  Com as justificativas acima apresentadas, informamos que a solicitação está indeferida."

DCE-UFRPE: O DCE-UFRPE decidiu que a melhor ação a ser tomada, é a de obter os nomes com assinaturas de todos os possíveis usuários da linha 424, e assim marcarmos uma reunião com a grande recife, apresentado o potencial de usuários.
Para isso, contamos com a ajuda de todos os interessados na expanssão da linha.

Em 19/05/2009 já somamos mais de 100 nomes que usarão a linha 424. Parabéns aos estudantes que colheram esses nomes.
Faça o download da ata padrão para colhimento de assinaturas, e depois de pronta, envie um e-mail para ufrpedce@gmail.com, onde lhe informaremos como nos passar a ata.

assinaturas_linha424.doc
File Size: 53 kb
File Type: doc
Download File