Após três anos de Luta, sai o Edital do Restaurante Universsitário

Picture
No dia 27 de agosto de 2009, os estudantes da UFRPE, organizados pelo DCE Odijas Carvalho de Souza, realizaram um ato de reabertura simbólica do bandejão dentro da reitoria. Nessa ocasião, entregamos nas mãos do reitor Valmar Correia de Andrade, e do pró-reitor de gestão estudantil, Valberes do Nascimento, um abaixo-assinado com mais de 2500 assinaturas, mostrando que os estudantes não suportam mais ficar sem o bandejão na UFRPE.

Foram três anos de muita luta dentro da UFRPE, três anos de mobilização, conscientização dos estudantes, seminários sobre assistência estudantil, reuniões com a reitoria, abaixo-assinados, enfim, foram três anos de muita luta contra esse atraso em nossa universidade. Vencemos a primeira batalha: saiu o edital de licitação do restaurante universitário! Porém, ainda há muito o que se fazer. No edital de licitação, apenas se prevê o custeamento, por parte da reitoria, de 500 refeições ao dia. E pior: apenas 200 delas em sua totalidade.

Isso quer dizer que a grande maioria dos estudantes irão comer ao preço de mercado, ao mesmo preço que já comem todos os dias nos bares e restaurantes ao redor da UFRPE. Isso é muito pouco e nós não aceitaremos! No edital, também não fica claro sobre a reivindicação dos estudantes, quanto a administração do bandejão ser dividida entre professores, estudantes e técnicos, além de não ficar garantido os estágios que foram pauta de reivindicação por parte dos estudantes.

A LUTA NÃO PODE PARAR: GRATUIDADE PARA TODOS JÁ!!!

O que definirá o preço no bandejão é o quanto a reitoria vai subsidiar cada refeição. Várias são as universidades no Brasil que possuem bandejão, e a grande maioria delas possui uma política de subsídio, que assegura uma boa parte dos estudantes se alimentarem com qualidade e a um preço acessível.

Um exemplo claro disso, é a nossa vizinha Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde cerca de 2000 estudantes se alimentam gratuitamente todos os dias. Isso só acontece, por que a reitoria da UFPB paga 2000 refeições diárias para estudante da UFPB. Agora, nos resta perguntar: quanto será que vale o estudante da UFRPE para a reitoria da UFRPE?

Yuri Pires Rodrigues
coordenador-geral do DCE-UFRPE





 

 




by Weydson Fraga