Resumo Político

Nem sempre garante - Não basta pertencer à legenda do governador. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, a bancada do PSB, partido do Eduardo, é a que apresenta maiores dúvidas sobre 2010. Ayrinho, um das sensações de 2006, dificilmente será reeleito, assim como Elina Carneiro e o soldado Moisés. E os dois novos socialistas, Ciro Coelho e Sebastião Rufino, ex-DEM, também estão perigando.

Quatro - Entre os socialistas que têm a renovação do mandato estadual garantida estão Aglailson Júnior, João Fernando Coutinho, Ângelo Ferreira (secretário de Agricultura) e Waldemar Borges (secretário de Articulação Social). Ceça Brito e Carla Lapa não vão disputar.

Ele - Aloísio Lessa, secretário-executivo de Articulação Municipal - um dos auxiliares de Eduardo mais criticados por invasão de bases eleitorais - é apontado como o que tem a situação mais confortável entre os novos candidatos do PSB para deputado estadual.

Balão de ensaio - Deputados do próprio PT dizem, nos corredores da Assembleia, que o candidato a senador do partido em 2010 pode ser o deputado federal Maurício Rands. Apontam que Rands tem grande capacidade de articulação e não perdeu eleições majoritárias, enquanto Humberto já foi derrotado três vezes e estaria, por isso, com a imagem desgastada.

Encontro - O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) reuniu ontem, em sua residência, amigos, ex-secretários e aliados. Mendonça Filho (DEM) estava lá e Sérgio Guerra (PSDB) não foi porque estava em São Paulo.O pretexto foi o almoço natalino que ele realiza todos os anos, mas como 2010 está aí, as conversas passaram pelas sucessões presidencial e estadual.

Dinheiro à vista - Ontem, o governador Eduardo Campos recebeu a confirmação da liberação de US$ 90 milhões do Banco Mundial para investimentos na área de Educação, e da liberação de R$ 320 milhões do BNDES, para compensação das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Homenagem - Eduardo sancionou a lei denominando de Dr. Horácio Florêncio a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a ser construída pelo governo em Caruaru. O projeto é de autoria da deputada Miriam Lacerda (DEM) que fez a proposta para homenagear o médico caruaruense fundador do Instituto Pernambuco de Cirurgia Ortopédica, muito querido e respeitado na capital do Agreste.

 




by Weydson Fraga